Cidade de Macedo de Cavaleiros  :

Introdução;Origem e evolução histórica de Macedo de Cavaleiros | Fotos | Hábitos Culturais | Outros dados ou problemas

 Qualidade de vida | Situação geográfica | Tipologia da PopulaçãoAutarquias  | Outros


 

Introdução;

A minha cidade é Macedo de Cavaleiros que já é cidade de 01/11/1999 , uma cidade com muita história , e também lugares a visitar.

 

    Macedo de Cavaleiros situa-se na encruzilhada dos caminhos do Nordeste, localizando-se a sede de Concelho num vale fértil entre as Serras de Bornes e Pinhovelo.
    É uma terra de progresso e de beleza rara, hospitaleira e de bom gosto gastronómico.
    Nos seus 700 Kms de superfície, podemos encontrar 38 freguesias e 60 povoações, que vivem basicamente da agricultura, comércio e serviços, e com um fraco desenvolvimento industrial tem apostado no Turismo aproveitando as suas belas paisagens e as gentes locais.
    A pesca, a caça e os Desportos Radicais (nomeadamente o Parapente na Serra de Bornes) , são bem conhecidos não só em Portugal. A Albufeira do Azibo e a Serra de Bornes, o património cultural animam a região de maneira a que ninguém fica indiferente.
    O abastecimento de água chega a 75 % da população .
    Foram feitos centenas de Kms de arruamentos nas aldeias e sede do concelho. De salientar também a estrada asfaltada que liga a Bouzede, a aprovação e presente concurso de um Centro Rural para um conjunto de aldeias (Bornes, Vale Benfeito, Grijó, Carrapatas , Cortiços e Cernadela) e outro programa financiado pelo programa comunitário LEADER.
    Macedo dispõe de ensino que vai desde o Pré-Escolar ao Superior. O Ensino Superior
tem mais de 1000 alunos e brevemente chegará aos 1500. Bem conhecida é a área do Azibo com praia fluvial, parque de merendas, cais para embarcações de recreio e Parque de Natureza.
    Foram abertas novas perspectivas para o desporto e lazer com a construção do complexo de piscinas, as obras no Estádio Municipal, a construção de campos de jogos em várias aldeias, e os apoios aos Desportos Radicais (Asa delta, Parapente, BTT, Todo o Terreno e Canoagem). O Concelho de Macedo de Cavaleiros tem 38 Freguesias com 18.074 Habitantes, dos quais 20.000 eleitores. O seu Feriado Municipal é dia 29 de Junho..

    Lugares a visitar :Santuário de Balsemão, Barragem do Azibo, Serra de Bornes e Parque Florestal.

Trabalhos de Macedo ;Tecelagem, linho e lã, colchas de renda, cestaria de vime, castanho e de palha, carpintaria e forja.

    Romarias de Macedo; Festa de S. Pedro (29 de Junho - Macedo de Cavaleiros), Santo Ambrósio (último Domingo de Agosto - Vale da Porca), Romaria em honra de Nossa Senhora de Balsamão, Festa de Senhora do Campo (25 de Março - Podence), Festa de Nossa Senhora do Freixo (4º Domingo de Agosto - Vale Benfeito), Santa Catarina (último Domingo de Novembro - Vale Prados) e S. Francisco de Assis (último Domingo de Agosto - Lamalonga).

A gastronomia de Macedo ; Enchidos, folares, bacalhau assado, caça e vinho da região.

    Os lugares a visitar são ; São sem dúvida monumentos a visitar a Igreja Matriz, a Igreja de Vale Benfeito (construída no século XVII), a Lamalonga e Vilarinho de Agrochão, o Pelourinho de Chacim, Pinhovelo, Vele Prados e Nozelos, o Largo Maria da Fonte e os vários Solares.
    Não deixe de visitar o Santuário de Balsemão, a Barragem do Azibo, a Serra de Bornes e o Parque Florestal.

 


Origem e evolução histórica de Macedo de Cavaleiros

A origem da cidade de Macedo de Cavaleiros comporta inúmeras lendas , entre elas a “ Lenda dos Cavaleiros “ .

“ Lenda dos cavaleiros “

 

      « Estaríamos pois nos primeiros tempos da nossa Nacionalidade . Eram muito frequentes nessa altura as lutas que Portugal recém-nascido tratava com os numerosos inimigos que queriam impedir a todo o custo que o nosso jovem País alargasse as fronteiras , tornando-se realidade os seus sonhos de poderio .

            Habitam nessa época , num lugar hoje denominado Santa Catarina , escondido entre altas serras e vales tortuosos e radiantes , num cantinho de Trás-os-Montes , dois cavaleiros fidalgos de nobre estirpe , que em todas as lutas e palejas viam a sua intrepidez recompensadas pela vitória . Brandindo as suas pesadas maças de ferro , eriçadas de picos , que manejavam como leve haste cortada pelo vento , poderíamos encontrá-los pondo sempre ao serviço das causas nobres e justas os braços decididos e o seu valor inigualável .

            Quis o destino que , certo dia , o nosso rei travasse com o inimigo uma sangrenta batalha . De ambos lados havia bravura  e decisão e, apesar do ardor com que os portugueses se entregavam à luta , esta começou a mostrar-se favorável aos adversários. O único caminho a seguir parecia ser a retirada , mas , repentinamente , apareceram os dois cavaleiros que , com gritos de incitamento à gente lusitana , abriram caminho por entre as fileiras cerradas dos inimigos . As perigosas maças que empunhavam causavam o terror dos que há pouco se julgavam já vitoriosos , e até o próprio rei , contagiado pela sua audácia , erguia acima do clamor da peleja gritos entusiastas : - “ Maça ! Macedo ! Maça ! Macedo ! “ .

            A bandeira portuguesa cobriu-se mais uma vez com louros da vitória e no peito dos dois cavaleiros da maça teve origem o nome de Macedo de Cavaleiros » .

 

Lídia Cardoso . 

                

Já no séc. XII o topónimo era Massaedo ou Maçaedo . O possesivo “ Dos Cavaleiros “ provém , segundo se pensa , do facto de haver pertencido , pelo que se diz nas inquirições de D. Afonso III , a um cavaleiro de Chacim , D. Nuno Martins , e a um outro ainda , Mendes Gonçalves . Nesse lugar teria existido desde o séc. XIII o Solar dos Macedos .

            Macedo de Cavaleiros foi durante muito tempo conhecido em algumas vilas vizinhas , algo depreciativamente , pelo apodo de Concelho da Fouce .

            Aludia-se dessa forma caricatural à sua riqueza cerealífera , mormente em trigo e centeio . Creio que se procurava também , numa perspectiva reducionista que só certos bairrismos chochos podem explicar , omitir as demais riquezas agrícolas , em vinho , azeite , horta , fruta e floresta , assim como as industriais e patrimoniais .

            Macedo de Cavaleiros é uma terra  sui generis . Se buscarmos as raízes históricas, cedo esbarramos num povoado humilde , perdido numa veiga entre as serras de Bornes e Nogueira . Mas as vantagens da sua localização geográfica no centro da província de Trás-os-Montes e na encruzilhada das vias principais que a talavam de norte a sul e do nascente ao poente , vieram ao cimo com o desenvolvimento que o país rural conheceu com a acção governativa de Fontes Pereira de Melo . Breve o lugarejo ignorado se vai avantajando às nobres terras vizinhas – Chacim , Cortiços , Pinhovelo , Vale Prados e outras – e criando sucessivamente condições para ser feito sede de comarca e de concelho e finalmente elevado à categoria de vila .

            Tudo isto se passou há mais de cem anos e é forçado que Macedo tivesse de facto condições excepcionais de progresso para se tornar no que hoje é em lapso de tempo tão curto , quando medido á escala da vida das povoações .

            Desse desenvolvimento quase meteórico resultaram as tais características sui generis .

            Pertenceu durante longo tempo ao concelho de Chacim , foi elevada à categoria de vila em 1863 e , para além das lendas é suposto que o nome tenha vindo do seu donatário D. Álvaro Macedo .

            E em 1999 foi elevado à categoria de cidade .

            Actualmente Macedo de Cavaleiros é uma cidade pequena , pouco desenvolvida , mas com grandes perspectivas futuras , quer em termos socioculturais e quer em termos económicos .


                       Situação geográfica

 

            Macedo de Cavaleiros é intitulado como  “ O Coração do Nordeste “ , devido `a sua localização geográfica no centro da província de Trás-os-Montes e na encruzilhada das principais vias (IP4 e acesso à IP2) .

Situa-se , portanto na província de Trás-os-Montes e Alto Douro , abrigado a Norte pela Serra da Nogueira e a Sul pela Serra de Bornes .

Distrito e diocese de Bragança , o conselho de Macedo de Cavaleiros tem uma área de 697 Km2 , 38 freguesias e 67 aldeias com um número aproximado de 20.000 habitantes . A cidade de Macedo de Cavaleiros , sede de concelho tem 5000 habitantes permanentes .

              

  Concelho da Cidade de Macedo de Cavaleiros

 


Tipologia da População

 

            Macedo de Cavaleiros é uma cidade muito jovem , ou melhor , recém-nascida e desafogada , com uma população verdadeiramente autóctone que se reconhece como macedense desde há longas gerações .

            A maior parte da população é atraída pelo pouco progresso que a cidade tem sofrido ao longo das décadas .

            É essencialmente uma população jovem , pois cerca de 62% da população de Macedo de Cavaleiros é jovem .

Uma pequena percentagem da população , têm cursos Superiores e médios e a maioria o equivalente ao 9º ano de escolaridade . Só um pequeno número da população possuí apenas o 4º ano (a população mais idosa ) . 

As profissões são variadas , havendo profissões liberais , comerciantes por conta própria e alguns funcionários públicos e dos serviços .

            É sobretudo uma população humilde e bastante hospedeira .


Hábitos Culturais

 

A caça e a pesca têm no concelho de Macedo de Cavaleiros , particularidades de excepção tanto pela variedade das espécies , como pelo atractivo da paisagem . É de destacar a pesca à truta , a caça à perdiz e à lebre e as montarias ao javali .

         Temos ainda as características festas , feiras como por exemplo a feira de S. Pedro no dia 29 de Junho , com diversas manifestações culturais e recreativas , cujos expositores vêm de diversas partes do país ,e as suas romarias , tais como : Santo Ambrósio , Romaria em honra de Nª Sª de Balsamão , Festa da Senhora do Campo , Festa de Nª Sª do Freixo , etc ...

            Relativamente à gastronomia são de apreciar os saborosos enchidos , os folares , o bacalhau assado , a caça e o vinho da região .

            Do seu artesanato variado destacam-se a tecelagem , o linho e a lã , as colchas de renda , a cestaria de vime de castanho e de palha , a carpintaria e a forja .

É ainda de salientar o grupo etnográfico “ Os Caretos de Podence “ que mantêm com muita vivacidade as tradições do Carnaval .  

 

 


            Qualidade de vida

 

A maior parte da população de Macedo de Cavaleiros tem uma qualidade de vida boa , pois apresentam uma situação económica e social favorável .

A maioria da população tem casa própria , com boas condições higiénicas e habitacionais , outros vivem em vivendas ou em apartamentos alugados , uns com boas condições higiénicas e habitacionais e outras em péssimas condições , isto é , com falta de higiene e condições habitacionais precárias .

Como em qualquer cidade , existe um pouco de tudo .


 

       Outros dados ou problemas

 

Neste item , gostaria de falar um pouco sobre a riqueza paisagística de Macedo de Cavaleiros  , pois considero um tema extremamente crucial para as crianças , pois está nas suas mãos o futuro de toda a Natureza e em particular da de Macedo de Cavaleiros , pois esta é extremamente rica e à que preservá-la .

Assim , a riqueza da paisagem de Macedo de Cavaleiros , não tem limites .

Ás vezes mimosa , outras vezes austera e quase agressiva , tem , como nenhuma outra , uma alma e uma variedade prodigiosa .

A montanha e a planície enfrentam-se , em violento e majestoso contraste ; mas não obstante o predomínio das terras baixas , as serranias periféricas são factor de primordial importância na morfologia do termo ; delas se desprende todo o relevo secundário que o anima ; as suas vertentes determinam as bacias hidrográficas ; a sua orientação e altitude exercem acentuada influência sobre o clima e , por isso , sobre a vida . Como ponto de grande importância paisagística , é sem dúvidas a Barragem do Azibo .  


Outros :

Lugares a visitar : Santuário de Balsemão, Barrazem do Azibo, Serra de Bornes e Parque Florestal.

Trabalhos  de Macedo ;Tecelagem, linho e lã, colchas de renda, cestaria de vime, castanho e de palha, carpintaria e forja.

Romárias  de Macedo; Festa de S. Pedro (29 de Junho - Macedo de Cavaleiros), Santo Ambrósio (último Domingo de Agosto - Vale da Porca), Romaria em honra de Nossa Senhora de Balsamão, Festa de Senhora do Campo (25 de Março - Podence), Festa de Nossa Senhora do Freixo (4º Domingo de Agosto - Vale Benfeito), Santa Catarina (último Domingo de Novembro - Vale Prados) e S. Francisco de Assis (último Domingo de Agosto - Lamalonga

A gastronomia  de Macedo  ; Enchidos, folares, bacalhau assado, caça e vinho da região.

Os lugares a visitar são ;São sem dúvida monumentos a visitar a Igreja Matriz, a Igreja de Vale Benfeito (construída no século XVII), a Lamalonga e Vilarinho de Agrochão, o Pelourinho de Chacim, Pinhovelo, Vele Prados e Nozelos, o Largo Maria da Fonte e os vários Solares.
Não deixe de visitar o Santuário de Balsemão, a Barragem do Azibo, a Serra de Bornes e o Parque Florestal.

 

O concelho de Macedo de Cavaleiros tem 38 Freguesias com 18.074 Habitantes, dos quais 20.000 eleitores. O seu Feriado Municipal é dia 29 de Junho.


Autarquias de Macedo de Cavaleiros

- Ex-libris: Parque de Natureza do Azibo.
- História: Durante muito tempo integrado no concelho de Chacim, Macedo de Cavaleiros foi elevado à categoria de vil em 1863. A origem do topónimo estará possivelmente ligada ao seu donatário, D. Álvaro Macedo.
- Principal atractivo turístico: Zona de transição entre zonas de montanha do nordeste transmontano.
- Principais actividades económicas: Agricultura, comércio e serviços.

- Área: 698 Km2.
- População: 18.590 habitantes.

- Monumentos e locais de interesse histórico: Igreja Matriz, Pelourinho, Igreja de Vale Benfeito; Solar dos Morais Sarmento de Vasconcelos.
- Outros locais de interesse: Barragem do Azibo; Jardim Municipal.
- Feriado Municipal: 29 de Junho. Principais festividades: Festas de S. Pedro.
- Principais serviços: Câmara Municipal - 278 42 65 01; Hospital Distrital - 278 42 68 15; Centro de Saúde - 278 42 64 84; Bombeiros Voluntários -278  42 14 18; GNR - 278 42 16 11; Posto de Turismo - 278 42 65 01.

 


Fotos:

Distrito de Bragança:

Vista de Satélite de Macedo .

Entrada de Macedo de Cavaleiros Via Oeste

Praça da Bela-Vista

Praça das Eiras

Este é o meu e-mail do vbruno.NET de Macedo de Cavaleiros

Todos os Direitos Registados